segunda-feira, 24 de julho de 2017

Por meio do patrocínio da Petrobras, o espetáculo As canções que você dançou pra mim, da Focus Cia de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, faz curta temporada no Rio de Janeiro, no Imperator, até 30 de julho. A montagem, que está há cinco anos em cartaz e é sucesso de público, foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Fazem parte do elenco Carol Pires, Cosme Gregory, Gabriela Leite, José Villaça, J Leandro Rodriva, Marcio Jahú, Monica Burity e Roberta Bussoni.

Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As canções que você dançou para mim. Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar a montagem que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da cia. cantava músicas do rei onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. “Uma canção vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa Alex, que até novembro é um dos artistas residente do Cité Internationale des Arts em Paris.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim. Para Alex o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

Bate-papo – Além das apresentações, a Cia irá realizar um bate-papo sempre aos sábados após o espetáculo.

A companhia - A Focus Cia de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse em Montreal, em setembro. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro/2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano.

Entre 2010 e 2011, a Cia se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Em 2011, o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito um dos 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos três melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. O espetáculo chega próximo a marca de 300 apresentações e mais de 100 mil espectadores. Em 2014, estreou o espetáculo “Saudade de Mim” em parceria com o Projeto Portinari e João Candido Portinari. Recentemente estreou o espetáculo " Cinequanon" no Rio de Janeiro.

Desde 2013 a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras.

Link com cenas do espetáculo para imprensa: https://vimeo.com/138702510

Link com fotos do espetáculo:

https://drive.google.com/drive/folders/0B6IWTs_vGCtOcUlfc25odFNvd3c?usp=sharing

SERVIÇO:

AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM – FOCUS CIA DE DANÇA

DATA: até 30/07

LOCAL: Teatro - IMPERATOR – CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA

www.imperator.art.br

ENDEREÇO: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier

HORÁRIO: Sexta e sábado – 20h | Domingo – 19h

INGRESSOS: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 55 minutos

CLASSIFICAÇÃO: Livre

VENDAS: INGRESSO RÁPIDO E BILHETERIA DA CASA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA: Quarta: 13h às 20h30; Quinta a sábado: 13h às 21h30; Domingo: 13h às 19h30.

INFORMAÇÕES: 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h). Exceto Feriados.

FORMA DE PAGAMENTO PARA O EVENTO: dinheiro e cartões Dinners, Master (débito e crédito), Visa (débito e crédito) e Vale Cultura

Desconto de 50% na compra de até dois ingressos para a força de trabalho da Petrobras (mediante apresentação do crachá) e para clientes do Cartão Petrobras (mediante apresentação do cartão)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Lançamento

Lançamento
Escrito por Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, com orelha por Sergio Fonta e depoimentos de inúmeros artistas, como Malu Mader e Tony Ramos, Wal Schneider e sua equipe lançam o livro que marca os 10 anos de No Palco da Vida.

Lançamento

Lançamento
A obra trata-se de uma antologia poética que reúne 91 poetas de diversos países que falam o idioma português, como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal, além do Brasil. O livro conta ainda com a quarta capa de Pepetela, o maior escritor de África.

Lançamento

As mais lidas

Super Click

Super Click
crédito: Lia Amorelli

Google+ Nossos Seguidores

Twitter