quarta-feira, 3 de maio de 2017

Marcelino Freire
Foto: Marcio Miranda Filho
Marcelino Freire, escritor pernambucano radicado em São Paulo – Prêmio Jabuti 2006 e Prêmio Biblioteca Nacional 2014 –, terá seus textos montados em três espetáculos reunidos em uma ocupação no Sesc Copacabana. Apesar de já ter incursões pelo cenário carioca onde seus livros foram lançados e participar de eventos literários, é o projeto mais significativo de abordagem da obra de Marcelino no Rio, um dos maiores expoentes da escrita brasileira na contemporaneidade, que tem seus livros lançados em toda a América Latina e na Europa e atrai atenção de diversos grupos pelo Brasil. Principalmente porque Marcelino escuta a rua, é dela que vem sua obra repleta de personagens marginais, reconhecíveis e através de uma voz crítica, contundente e importante pros dias de hoje.

Diante disso e por conta dos diversos projetos baseados obra de Marcelino que receberam, o Sesc RJ decidiu realizar a Ocupação Marcelino Freire – PALAVRA AMASSADA ENTRE OS DENTES, em homenagem ao autor. O evento acontecerá de 09 de maio a 04 de junho, no Sesc Copacabana, e receberá neste período três espetáculos: “Um Sol de Muito Tempo”, com Wilson Belém e direção de Cadú Cinelli, “Balé Ralé”, com o Teatro de Extremos e direção de Fabiano de Freitas, e “Contos Negreiros do Brasil”, de Fernando Philbert, Li Borges, Milton Filho e Rodrigo França; uma oficina literária com o próprio Marcelino; um sarau de poesias com a participação do autor e dos poetas convidados Chacal e Mano Melo; e ainda disponibilizará um acervo com uma seleção de livros do escritor, no Espaço de Leitura do SESC.

Marcelino Freire (50 anos), nasceu em Sertânia, PE, mas vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros títulos, “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial, Contos, 2000) e “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2013 lançou, pela Record, o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado na Argentina, França e Portugal. É o criador e curador da BALADA LITERÁRIA, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Para saber mais sobre autor e obra, acesse: www.marcelinofreire.wordpress.com 


SARAU | Encontro de Poetas com MARCELINO FREIRE
participação de CHACAL e MANO MELO


SERVIÇO

Dia: 24/05

Horário: 19h às 21h30

Local: Arena do Sesc Copacabana

Ingressos: Gratuitos com distribuição de senhas 30 minutos antes da programação. 

Classificação indicativa: Livre

Duração: 2h30

Lotação: 150 lugares



OFICINA LITERÁRIA SOLTANDO A LÍNGUA com MARCELINO FREIRE

Por meio de exercícios e de intensa troca de ideias e de experiências entre os participantes da oficina, o escritor Marcelino Freire dará dicas de como “desbloquear” e “enxugar” um texto, trabalhar a concisão, dar voz a uma ideia, criar um personagem, organizar um livro, valorizar o repertório e o vocabulário, seja em qual gênero literário for.

SERVIÇO
Dias: 25, 26 e 27/05

Horários: 14h às 17h30

Local: Sala Leblon do Sesc Copacabana

Inscrições: Enviar e-mail para sesccopacabana.inscricoes@sescrio.org.br com carta de intenção, currículo e foto

Classificação indicativa: 16 anos

Lotação: 25 vagas

ACERVO DE LEITURA

Seleção de livros do escritor Marcelino Freire, disponibilizados no Espaço de Leitura do Sesc Copacabana.

SERVIÇO

Dias: de 09 de maio a 04 de junho de 2017

Local: Espaço de Leitura do Sesc Copacabana

Horários: Disponíveis durante a programação da Ocupação

Classificação indicativa: Livre

SERVIÇO GERAL

OCUPAÇÃO MARCELINO FREIRE – PALAVRA AMASSADA ENTRE OS DENTES

Sesc Copacabana

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Informações: (21) 2547-0156

Bilheteria - Horário de funcionamento: Segundas, das 9h às 16h; Terça a Sexta, das 9h às 21h; Sábados, das 13h às 21h; Domingos, das 13h às 20h.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Lançamento

Lançamento
Escrito por Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, com orelha por Sergio Fonta e depoimentos de inúmeros artistas, como Malu Mader e Tony Ramos, Wal Schneider e sua equipe lançam o livro que marca os 10 anos de No Palco da Vida.

Lançamento

Lançamento
A obra trata-se de uma antologia poética que reúne 91 poetas de diversos países que falam o idioma português, como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal, além do Brasil. O livro conta ainda com a quarta capa de Pepetela, o maior escritor de África.

Lançamento

As mais lidas

Super Click

Super Click
crédito: Lia Amorelli

Google+ Nossos Seguidores

Twitter