quinta-feira, 26 de junho de 2014


A iniciativa da Universidade Candido Mendes de acolher alunos e professores do extinto curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade, instituição descredenciada pelo Ministério da Educação em janeiro passado, garantiu a continuidade de um dos mais instigantes projetos de formação de atores da cidade do Rio de Janeiro. Agora, os frutos deste trabalho podem ser vistos na mostra Investigações em Companhia, uma parceria com o Teatro Ipanema, onde a mesma será exibida nos dias 02, 03, 09 e 10 de Julho, sempre às 19h.

Sobre a mostra

A mostra reúne espetáculos de curta duração em que os atores foram provocados a participarem como protagonistas de todo o processo de criação. Das exposições de ideias e das trocas de pontos de vista nasceram nove projetos, todos apresentados pelos próprios atores, dos quais apenas três foram selecionados para irem à cena.

Segundo o ator e diretor Eduardo Vaccari, orientador do projeto, “São trabalhos com diferentes propostas e encaminhamentos, tanto no que diz respeito ao modo de organização dos grupos, quanto na forma de criação”. Trata-se de uma função diferente da centralização tradicionalmente assumida pelo diretor. Na mostra Investigações em Companhia, segundo Vaccari, o papel do orientador “foi entender, respeitar e estimular a diversidade de funcionamentos, provocando os atores a um percurso criativo estabelecido numa rede relacional aberta ao acaso e à intuição”. Da mesma forma, os atores que assumiram a coordenação de seus trabalhos não ocupam uma posição hierarquicamente privilegiada na criação e realização das peças, limitando-se apenas à articulação e facilitação dos desejos de suas equipes.

Sobre os trabalhos

Lado B trata dos desvios de comportamento em uma sociedade excessivamente padronizada. Em Take Único, o universo dos contos de fadas é profanado através de um reality show em que se coloca em questão o posicionamento de homens e mulheres no contexto midiático. Por fim, em Infantes quatro atores buscam o universo infantil numa tentativa de desconstrução do adulto que há em cada um. As três peças que integram a mostra são permeadas pela figura de um bufão (o ator Pedro Conrado), cuja presença estabelece um jogo franco, direto e irreverente com o público.

Cada trabalho tem duração máxima de 40 minutos. “O uso do tempo como uma restrição é uma tentativa de estímulo ao exercício de concisão e precisão na criação da escritura cênica. Um modo de conduzir os criadores a uma maior compreensão e domínio deste importante componente da cena em sua conjugação com o espaço e os corpos”, afirma Vaccari.

Sobre o projeto de formação

Os trabalhos que integram a mostra Investigação em Companhia são desdobramentos do curso de Teatro da Universidade Candido Mendes. Este projeto é orientado pelo princípio de companhia teatral, que responde à convicção de que a formação do ator necessita de alternativas ao modelo de ensino progressivo ordenado, que reconhece na organização compartimentada e sequenciada do conhecimento a chave de sua transmissibilidade. Segundo Vitor Lemos, coordenador do curso, “a ideia de companhia estabelece uma pedagogia que investe radicalmente no esforço compartilhado pela descoberta de processos de realização e criação”.

FICHA TÉCNICA

Mostra INVESTIGAÇÕES EM COMPANHIA

Estudos de criação sob orientação de Eduardo Vaccari.

TAKE ÚNICO a partir de argumento de Tatiana Alvim

Coordenação: Beatriz Morgana e Tatiana Alvim

Com Amanda carvalho, Beatriz Morgana, Gabriel Borges, Julia Oristanio, Tatiana Alvim e Vinicius Patrício.

LADO B

Coordenação: Kamilla Neves

Com Arianne Felix, Dan Venturi, Felipe Dillan, Hudson Salustiano, Igor Cosso, Kamilla Neves, Lais Santos e Stefano Maximino.

INFANTES

Coordenação: Luca Ayres

Com Amanda Torraca, Luca Ayres, Paula Almeida e Paula Martinez.

SERVIÇO

Temporada: 02, 03, 09 e 10 de Julho

Horário: quartas e quintas, às 19h

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro)

Tel.: 2267-3750

Preço: R$20,00

Capacidade: 222 lugares

Classificação etária: 14 anos

Duração do espetáculo: 120 minutos

Bilheteria: de quarta a domingo, das 14h até a hora do show


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Lançamento

Lançamento
Escrito por Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, com orelha por Sergio Fonta e depoimentos de inúmeros artistas, como Malu Mader e Tony Ramos, Wal Schneider e sua equipe lançam o livro que marca os 10 anos de No Palco da Vida.

Lançamento

Lançamento
A obra trata-se de uma antologia poética que reúne 91 poetas de diversos países que falam o idioma português, como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal, além do Brasil. O livro conta ainda com a quarta capa de Pepetela, o maior escritor de África.

Lançamento

As mais lidas

Super Click

Super Click
crédito: Lia Amorelli

Google+ Nossos Seguidores

Twitter